De volta

São Borja se prepara para receber Jango

"

São Borja, na fronteira com a Argentina, vive dias de preparativos. Na quinta-feira, os militares do Regimento João Manoel, também conhecido como 2º Regimento de Cavalaria Mecanizada, baseado na cidade, foram até o aeroporto fazer uma série de ensaios para a recepção do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que trará de volta à cidade o corpo do ex-presidente João Goulart, o Jango.

Às 11h deseta sexta-feira, os militares receberão a urna com os restos mortais de Jango com a sua guarda fúnebre. Depois de retirado da aeronave, o esquife será coberto com a bandeira do Brasil. A solenidade terá prosseguimento com uma salva de tiros de fuzil. O corpo, em seguida, será deslocado em caminhão dos bombeiros até a Igreja São Francisco de Borja, onde a população poderá se aproximar do esquife. Uma missa será presidida  e, em torno das 16h, ocorrerá o novo sepultamento no mausoléu da família Goulart, no Cemitério Jardim da Paz.

Na última terça-feira, servidores da prefeitura de São Borja removeram o tampão de cerca de 300 quilos do jazigo de Jango. No interior da sepultura, entre as gavetas em que repousam os mortos, foi feita uma limpeza.
Amostras do corpo de Jango foram enviadas a dois laboratórios europeus. O objetivo é realizar exames que esclareçam se ele sofreu morte por enfarte, como ficou oficialmente registrado, ou foi envenenado pela ditadura militar no andamento da Operação Condor. O ex-presidente morreu no exílio, em 1976, na Argentina.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Governo do Estado divulga lista final dos municípios que aderiram ao Passe Livre

Próximo

Avança projeto que regula funcionamento de semáforo na madrugada

Política